Grandes Senhores. Vidas que marcaram as nossas vidas. Referências de uma cultura, modelos de cidadania, homens e mulheres que convocam a nossa devoção. Que este blogue possa ser o firmamento onde repousem as estrelas maiores de Portugal.
domingo, 28 de novembro de 2010
Pedro Lamy
"Tem cara de miúdo mas..." já é um grande senhor do desporto nacional, autêntica fera da alta competição, que nos põe a vibrar com as suas façanhas e enche os peitos pátrios de orgulho e regozijo.
sábado, 27 de novembro de 2010
Artur Agostinho
Quiséramos o talento das palavras alheias para homenagear este grande senhor, que, qual lusa árvore robusta, é tronco que sustém o país, seiva que pulsa e fortifica, renovada flor que prepara e cede espaço ao fruto.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Manuela Ferreira Leite
Contra ventos e marés, esta avisada grande senhora tem sido um exemplo de tenacidade e consistência para os jovens portugueses, que nela admiram tanto o gabarito político como uma mundividência larga e entusiasta, consentânea com os valores democratas do século XXI.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Carlos Cunha
Este grande senhor é provecto representante da arte do humor burlesco, tão benquisto ao nosso povo; mas, mais do que uns quantos "bonecos" bem encorpados, devemos-lhe uma consistente reflexão ontológica sobre o género humano em toda a sua dimensão.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
António Damásio
Convidando alegremente os seus leitores para uma viagem de tapete voador pela consciência humana, este grande senhor, arquimedes do nosso século, tem orquestrado uma panóplia de emoções, despertando nos protugueses o bichinho da ciência.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Margarida Marinho
A ficção televisiva tem infligido uma teia de paixões e intrigas a esta grande senhora, de que consegue seguramente resguardar-se na vida real, como no-lo garante o seu olhar lúcido e sereno, janela fiel de um espírito plácido e alheio a tergiversações da alma.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Rui Reininho
Esteta da melancolia pop, este grande senhor, animal dos palcos, tem prometido a várias gerações, com o seu sorriso cândido e dorido, uma califórnia portuguesa onde para sempre viveremos adolescentes.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Francisco Moita Flores
Dono de um percurso de vida apaixonante pontuado por tradição e modernidade, este grande senhor, autor de sábias palavras, tem marcado com a sua erudição imponente mas afável de fino criminologista a opinião pública do país.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Sofia Aparício
Nada se perde, tudo se transforma: tal a lição que nos aproveita a multifacetada carreira desta grande senhora, que do marcante sucesso televisivo dos anos 90 às arrojadas prestações da actualidade tem sabido inovar mantendo sempre uma postura descontraída.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Paulo Branco
Produtor de quimeras e visões, este grande senhor tem tornado possíveis momentos de pura magia em que suspendemos a crença num país chamado Sonho, a que se acede pela janela prodigiosa da sétima arte.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
António Guterres
Os portugueses celebram com ufania o refulgente sucesso internacional deste barão asinalado, grande senhor que propaga nos olhares dos seus concidadãos júbilo, optimismo e firme esperança no futuro.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Judite Sousa
Tendo sempre recusado enveredar pelos caminhos do facilistimo, esta grande senhora erigiu um percurso de respeito e ganjeia hoje de uma justa reputação: ponderada mas assertiva, credível mas jovial, continua a dar cartas e é um símbolo maior de uma forma de estar bem portuguesa.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
José Luís Borga
Com versos simples e apelativos, este grande senhor soube transformar o recolhimento espiritual em melodias alegres e inspiradoras, forjando um sacerdócio musical capaz de fazer com que a fé se exprima com a graça e a liberdade de uma semicolcheia.
Etiquetas:
Aventura,
Espiritualidade,
Música
António Vitorino d'Almeida
Génio puro, explosivo e multifacetado, paladino da verve que ornamenta a comunicação prazenteira e eloquente, este grande senhor, feito bravo escudeiro da música que muitas vezes jaz na sombras das outras músicas, tem a cátedra dos ensinamentos que, ao longo dos anos, vêm educando os ouvidos dos portugueses.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Maria Velho da Costa
E abriu-se uma janela larga à rua e às coisas e às gentes, e por ela esguardou, e no(s) seu(s) livro(s) escreveu do sangue e de vida e do medo que não tinha; e dela se disse então: escritora; e se disse ainda: mulher; e é agora o tempo de dizer: grande senhora.
Subscrever:
Mensagens (Atom)