segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

José Saramago

Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia, mas a epopeia que neste espaço pretendemos compor teve homens como heróis, e nao deuses; é pois justo que se conclua com a figura magistral - mas humana, demasiado humana - deste grande senhor, telúrico profeta que nos ensina que mesmo o lastro de ouro dispendido pelos mais altos astros é apenas pó estelar.

Se as quinhentas homenagens aqui prestadas, de Simone a Saramago, são obra valorosa, tal se deve somente ao povo de estirpe ilustre que nelas nos propusemos retratar. A tinta que o nosso pouco génio empregou no titânico esforço, sabemo-la não nobelizável - como não estimar, porém, estes filhos? Outros haveria que cantar, porventura, mas a pena vai pesando a nossa mão. Não mais, musa, não mais. Caia a noite sobre tantas estrelas.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Miguel Gomes

No vertiginoso buliço do mundo, a arte é uma selva escura onde se revela intricado divisar as árvores de seiva mais capaz; estamos prestes a fechar a loja, mas ainda há um lugar guardado para este grande senhor, promessa em que cremos, lume da nossa lareira - para quando o mundo a seus pés?

sábado, 29 de dezembro de 2012

Marco Paulo


A música saiu à rua por obra deste grande senhor, ora com sacarinas baladas, ora com poderosas cantatas evocativas de fé, alma e espiritualidade; moderno bardo de emoções, dono de um talento multifacetado, a sua poderosa voz cedo tocou e emocionou a lusa nação que justamente o idolatra.

Hermínia Silva

Se o fim é sina que não poderá nunca deixar de se cumprir, é proeza de raros persistir no tempo pela voz e pela lenda; assim o fado desta estrela marcante, grande senhora do século que Portugal não esquecerá.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Camilo de Oliveira


A graça e a luminescência deste grande senhor proporcionam poderosos ensinamentos que, sob a veste de requintada sátira, encerram retalhos de uma preciosa sabedoria popular tricotada com fios de talento que lhe rendem merecido reconhecimento e admiração.

Cristiano Ronaldo

É sobre os ombros deste gigante que caminha firme o orgulho da lusa nação, que encontra nas gestas deste grande senhor, bravo Viriato que dedicadamente guarnece os horizontes da pátria, a rara inspiração capaz de fazer nascer opulentos amanhãs.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lili Caneças

Esta grande senhora ousou a travessia de um espelho mágico que a tantos inspira temor, e, qual Alice, fez do cantinho luso um país das maravilhas onde o tempo se gela e Marylin não fenece.

Agostinho da Silva

Onde a terra se acaba, começa a palavra: por ela se desvelou num ofício incompreendido este grande senhor, nela se vai cumprindo em utopia um quinto império que aguarda ainda o dissipar das brumas.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sara Tavares

Símbolo da qualificada geração pós-25 de Abril, este bichinho frágil revelado aos portugueses numa noite mágica transformou-se numa grande senhora de prestígio internacional, preservando sempre um raio de luz que enche a alma.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Pedro Passos Coelho

Ainda não caiu irrevogável a sentença, mas o jogador tem uma fezada, e nela aposta todas as fichas do futuro; reconheçam-se a galhardia e temeridade com que este grande senhor se lança num salto mortal convocando Portugal inteiro para a aventura de uma vida.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ana Faria

Num país que por vezes peca por excesso de reverência, esta grande senhora foi responsável por uma das mais felizes e fecundas démarches pós-modernistas nacionais, relendo os clássicos à luz paródica da desconstrução finissecular.

Vítor Gaspar

Se a cartilha por que se rege não é pauta querida de todos os portugueses, este espantoso grande senhor não deixa de exercer implacavelmente o seu engenho na elaboração de mil e uma medidas fantasiosas contra uma crise que está no meio de tudo e não é o centro de nada.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Carlos Pinto Coelho

Na vida portuguesa faz falta a acção larga e generosa deste grande senhor que, dotado de um espírito abrangente e inovador, agitou o marasmo intelectual e serviu publicamente o país.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Luísa Barbosa

Na comédia de ouro à portuguesa, representava geralmente papéis subalternos mas a cena era sempre desta grande senhora; uma actriz de truz que traz com certeza uns pós de alegria a este espaço.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Jerónimo de Sousa

Voz essencial que sempre se tem ouvido de forma clara e ponderada na defesa dos trabalhadores, este grande senhor é um baluarte da probidade e do crença no Homem no espaço ainda perfectível da nossa democracia.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Maria João Abreu

Delicada bonina dos palcos, talento maior da galhofa nacional, convincente presença das histórias da nossa realidade, esta grande senhora terá sempre um não sei quê que atiça cumplicidades e propicia o sorriso.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Rão Kyao

Crisíases de Oriente reverberam nos sons áulicos de uma flauta mágica, fronde daquela dilatada árvore do Oriente por achar, corpo irrompível na plaina do sentir lusitano, e são a assinatura deste grande senhor.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Gisela Serrano

Irrompeu na pacata vida portuguesa como intrigante desafio ao status quo mas cedo veio a merecer na nossa esfera pública um papel de modelo alternativo que alcançou quase unânime consideração: uma grande senhora para o século XXI.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tim

Os escaravelhos, as pedras rolantes, o veludo subterrâneo, as portas: que é tudo isso comparado aos xutos &pontapés, essa malta da pesada que há décadas vem partindo tudo numa operação bestial de que este provecto grande senhor é líder?

domingo, 16 de dezembro de 2012

Maria de Belém Roseira

Chega finalmente esta distinção amplamente merecida para uma grande senhora que junta a uma das mais sensatas visões do futuro um modelo de compostura de forte impacto que leva muitos portugueses a sonhar com uma possível bem-aventurada chegada a Belém.

Luís Marques Mendes

Metódico mas também compassivo, este interventivo grande senhor seduz pela oratória brilhante, pelas capacidades intelectuais e pelo agasalhante interesse demonstrado em relação aos destinos do povo português.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Joana Carneiro

Num mundo frustro que balança entre o atordoamento e a inércia, o exemplo e a esperança surgem de fenómenos assim: nasce uma estrela, floresce uma grande senhora, sentimos que é possível abraçar o futuro.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Adriano Moreira

O pensamento deste grande senhordecano da vida política nacional, é um clarão para o povo que nele homenageia não só a eminente figura mas também os valores republicanos que tanto lhe ocupam o espírito.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Maria Rueff

Na corte do humor nacional, tantas vezes dominado pela previsível e indecorosa chalaça varonil, um lugar à parte foi outorgado a esta folgazã grande senhora em virtude de um mui precioso talento reconhecido inter pares.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Emmanuel Nunes

Tendo legado ao país e ao mundo uma obra maior de que os espíritos atentos poderão fruir, este grande senhor manter-se-á como um nome mítico da composição e um exemplo de como se porfia a excelência.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Carlos Miguel ("Fininho")

Este grande senhor desempenhou um trabalho fenomenal nos palcos da capital e nos programas da televisão portuguesa; resta-nos hoje a saudade desses anos dourados, mais ingénuos talvez mas sem dúvida mais substanciosos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

André Villas-Boas

Se o jogo é uma metáfora, este grande senhor é uma sinédoque de tantos portugueses que, desde os tempos de Viriato, desceram ao campo de batalha para aí forjar seus feitos, ilustrando-se pela coragem e tenacidade.

domingo, 9 de dezembro de 2012

José Morais e Castro

Integrando o principal naipe do teatro português, este grande senhor foi um dos mais poliédricos actores da nossa cena cultural e um valente defensor de um país mais justo e com um rosto mais humano. 

Laura Alves

Se a vida era um trá-lá-lá nas fitas, a realidade foi menos generosa para com esta grande senhora, perfeito modelo de actriz; porém, a sua chama, tão prematuramente consumida, irradia ainda na memória popular.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Artur Albarran


Estouvada se fez a vida deste grande senhor, comunicador incisivo e imperturbável, intrépido criador de conteúdos provocadores que colocaram o dedo na ferida de uma sociedade placidamente convencida do seu carácter asséptico.   

João Canijo

Dá na sua arte tudo o que tem, à saciedade, entretendo com o povo a que pertence um diálogo que assume por vezes formas de enternecida mas feroz contenda; um cineasta louco de amor pelo país que o fere e que repetidamente chicoteia; um grande senhor do cinema nacional.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vasco Pulido Valente

Entre a praia do Restelo e a estrada do infinito, há um sábio prodigioso que vai apontando caminhos às actuais naus portuguesas; se há falhas no escutar, há que culpar os caprichosos ventos da História, que preservará, para que possa luzir mais tarde em todo o seu esplendor, o oráculo deste grande senhor.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Matilde Rosa Araújo

Avançando a galope num mundo imaginado, um petiz enfeitiçado passa as páginas de um livro; quem o escreveu (mas talvez isso o ele não saiba!) foi uma grande senhora, discreta artífice, sólida mestra.

Paulo de Carvalho

A nossa narrativa enquanto povo não voltou a ser a mesma depois de os ventos da História terem espargido a pungente lírica com que este então moço destemido, hoje incontestado grande senhor, indagou o destino dos portugueses.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Carlos Areia

Neste terrunho lusitano tantas vezes amuado, louve-se o espírito refulgente deste grande senhor, cuja vida tantas vezes ousa imitar a sua arte iconoclasta e provocadora.

Daniel Oliveira

Nasceu como tímido luar de esperança, cresceu determinado em ocupar o seu lugar ao sol, brilha agora alto como astro indispensável da paisagem televisual portuguesa: que dizem os olhos de tal distinto comunicador, um já-presente grande senhor?

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rita Guerra

Grande senhora, vencedora meritória dos mais altos palmarés, esta aristocrática águia nocturna seduz pela firmeza com que rasga os céus lavados da música popular portuguesa, lançando-se de corpo e alma aos voos mais arriscados.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

António de Almeida Santos

Protagonista de um tempo volvido, leitor crítico e previdente do nosso mundo, este grande senhor é um manancial do saber e um modelo do agir político que muito tem inspirado sensibilidades de vários quadrantes.

António Feio

Num mês em que apetece aquecer os corações, a presença deste grande senhor equivale a uma baforada de cálida amizade e é uma estrela cúmplice que alumia o cantinho de sonhos que pretendemos ser.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

António Variações

São vidas que nos tocam e fascinam, porque vividas completamente ainda que por vezes à margem: do mosto da obra deste herói lunar surge, como em sonhos, um tempo renascido onde se sagra por inteiro grande senhor da cultura nacional.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

José Alberto Carvalho

As gerações renovam-se mas o país continua a dispor de jornalistas do melhor calibre; assim este polido cavalheiro, grande senhor de voz firme e olhar atento, que através dos anos não desbarata o crédito nele precocemente aposto.

Fernando Pessa

Rigoroso, irreverente e sonhador, este centenário grande senhor deixou-nos o valiosa exemplo de saber ser ele próprio ao longo de uma próspera carreira em que se tornou memória viva da nossa televisão; e esta, hein?!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Luís Figo

No pele de empresário bem composto ou rasgando a camisola no estádio num momento de triunfo, que há neste guapo conquistador que nos enche de orgulho e nos faz jubilar? - é que ele é um grande senhor português, homessa!

José Carlos Malato


Na sua já lendária bonacheira bonomia, este grande senhor devota-nos momentos de lapidar inspiração, brandindo gracejosde obnubilada sátira que ecoam fundo no Portugal quotidiano.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Merche Romero



Poucas vezes a beleza e o talento se juntam em doses tão generosas quanto aquelas que infundem esta grande senhora, que outorga àqueles que a conhecem uma graciosidade que seduz e arrebata