Há anos vem enchendo os nossos putos de palavras e de sonhos, esta criadora de histórias; a linguagem deles, sabe-a toda; mas ao mundo dos crescidos também não é alheia: desta massa se fabrica uma grande senhora.
Grandes Senhores. Vidas que marcaram as nossas vidas. Referências de uma cultura, modelos de cidadania, homens e mulheres que convocam a nossa devoção. Que este blogue possa ser o firmamento onde repousem as estrelas maiores de Portugal.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Luís de Matos
Qual negro corvo sobrevoando os limites da imaginação, este talentoso grande senhor esculpiu com as suas mãos as fundações do espectáculo da ilusão em Portugal, tecendo perante os nossos olhos uma fina teia de ousadia e perplexidades que os sentidos apelidam de magia.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Florbela Queiroz
Cruel e ingrato é o show-biz lusitano que se dá ao luxo de, durante anos a fio, esquecer esta grande senhora, outrora apelidada de Brigitte Bardot portuguesa, diva dos palcos, que hoje nos emociona com a alegria do seu aguardado e corajoso regresso.
Etiquetas:
Divas,
Revista,
Teatro,
Teledramaturgia
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Herberto Hélder
És tu, ó poeta, quem seguimos por entre a bruma e o bolor; é ao fulgor da tua palavra que aspiramos e é no sal da tua poíesis que decantamos nosso livro; assim nos não refuses, nos não escapes, pois és sim esse profeta, esse grande senhor a quem pedimos salvação.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Hélder Reis
Homem sensível e multifacetado, artista de muitos e nobres talentos, em boa hora este grande senhor deixou para trás uma vida de liturgia e meditação para nos brindar com momentos televisivos que oferecem raras epifanias do que de genuíno e alegre se esconde na alma lusitana.
Etiquetas:
Aventura,
Gastronomia,
Geração Talento,
Literatura,
Música,
Televisão
Manuela Maria
É com reverente vénia que acolhemos esta grande senhora, matriarca da teledramaturgia em Portugal e duquesa dos palcos, que engrandece a profissão a que se tem votado.
Filipe La Féria
O teatro de qualidade no nosso país tem neste grande senhor um paladino que por ele se bate, espraiando em produções sumptuosas a alma portuguesa, essa "linda senhora" que nos enche o coração.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Fernando Assis Pacheco
A têmpera de bon-vivant e o olhar largo sobre o mundo timbram a palavra e a memória deste grande senhor, jornalista empenhado, poeta de chama, esfuziante pícaro das letras lusas.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Carlos Paião
Foi através da alegria e da vitalidade das suas melodias que nos encheu o espírito, este grande senhor da jukebox portuguesa; mas que dorida tristeza era esta que espreitava por entre os acordes das suas canções e que ainda hoje nos fala de mágoas por contar?
domingo, 12 de setembro de 2010
Lurdes Norberto
Por trás da pose altiva e do olhar distinto, encontra-se a afabilidade de uma grande senhora que respira o palco mas que se sabe adaptar como peixe na água a outros mares.
sábado, 11 de setembro de 2010
Nuno Gama
Verdadeiro self-made man que vingou na moda nacional, este bem apessoado grande senhor tem sabido manter-se igual a si próprio, num mundo onde a aparência é uma rainha déspota.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Ivone Ferreira
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: mas houve um tempo em que a presença encantadora desta grande senhora enchia o pequeno écrã; hoje, planando noutros voos, é ainda profunda emoção que sentimos ao ouvir a sua voz.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Guta Moura Guedes
Um discreto e melancólico fascínio seduz nesta grande senhora, rosto do design em Portugal, cujo temperamento forte se tem vindo a adaptar ergonomicamente à sua nobre missão divulgadora.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
José Cid
Artista multifacetado, bardo de toda uma geração, este grande senhor, provocador e inveterado iconoclasta, é a Eva criadora do pecado original da identidade musical nacional que, despudoradamente, amamos e acarinhamos.
Vítor Norte
Com actuações carregadas de charme e intensidade, este grande senhor, outrora genial artífice da teledramaturgia e das artes de palco, depressa se tornou, feito Al Pacino luso, numa referência incontornável do cinema português.
Subscrever:
Mensagens (Atom)