Exemplo cabal de como a beleza e a graça são ainda mais apreciáveis quando acompanhados de discernimento e maturidade intelectual, esta grande senhora tem-nos regalado com a sua boa disposição e calor.
Grandes Senhores. Vidas que marcaram as nossas vidas. Referências de uma cultura, modelos de cidadania, homens e mulheres que convocam a nossa devoção. Que este blogue possa ser o firmamento onde repousem as estrelas maiores de Portugal.
domingo, 26 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
António Lobo Antunes
Não pode haver alegria nesta quadra sem que caiba no sapatinho a mais recente obra-prima deste
(por esta não esperavas tu, António!)
grande senhor, verdadeiro Rei Mago que nos oferece a cada volume uma Belém encantada, cujas páginas são modesta mas divina manjedoura que nos aquece o espírito.
(por esta não esperavas tu, António!)
grande senhor, verdadeiro Rei Mago que nos oferece a cada volume uma Belém encantada, cujas páginas são modesta mas divina manjedoura que nos aquece o espírito.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Júlia Pinheiro
Houvera mais mulheres com o carácter, a graça e a acutilância desta grande senhora e Portugal seria um país mais feminino, mais capaz de gerir as crises do dia-a-dia com o charme e a determinação das grandes mulheres.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Teresa Guilherme
Rasga os céus do universo cintilante da televisão nacional uma lustrosa estrela, grande senhora que no feminino tem trilhado um percurso fulgurante, qual cometa Halley , dando a conhecer novos horizontes e logrando perscrutar o Além.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Fausto Bordalo Dias
Timoneiro de uma jangada de pátrio lenho que a bom termo conduz por este rio acima, este grande senhor, chantre de luminosas peregrinações, é o destemido pirata criador de um reportório de cantigas que o país entoa à charachina.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Luís Miguel Cintra
Por entre as brumas míticas do teatro português se ergue a voz altissonante deste grande senhor, espantoso e multiforme mostrengo primordial que nos assinala e lega um reino sublimado, engendrando no palco um formidável berço onde se cumpre Portugal.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Maria José Valério
Eternamente fresca e jovial, amiga do gracejo e sempre pronta para a galhofa, esta grande senhora é a prova viva de que o âmago do fado não é incompatível com a graça, a desenvoltura e a exuberância.
domingo, 28 de novembro de 2010
Pedro Lamy
"Tem cara de miúdo mas..." já é um grande senhor do desporto nacional, autêntica fera da alta competição, que nos põe a vibrar com as suas façanhas e enche os peitos pátrios de orgulho e regozijo.
sábado, 27 de novembro de 2010
Artur Agostinho
Quiséramos o talento das palavras alheias para homenagear este grande senhor, que, qual lusa árvore robusta, é tronco que sustém o país, seiva que pulsa e fortifica, renovada flor que prepara e cede espaço ao fruto.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Manuela Ferreira Leite
Contra ventos e marés, esta avisada grande senhora tem sido um exemplo de tenacidade e consistência para os jovens portugueses, que nela admiram tanto o gabarito político como uma mundividência larga e entusiasta, consentânea com os valores democratas do século XXI.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Carlos Cunha
Este grande senhor é provecto representante da arte do humor burlesco, tão benquisto ao nosso povo; mas, mais do que uns quantos "bonecos" bem encorpados, devemos-lhe uma consistente reflexão ontológica sobre o género humano em toda a sua dimensão.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
António Damásio
Convidando alegremente os seus leitores para uma viagem de tapete voador pela consciência humana, este grande senhor, arquimedes do nosso século, tem orquestrado uma panóplia de emoções, despertando nos protugueses o bichinho da ciência.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Margarida Marinho
A ficção televisiva tem infligido uma teia de paixões e intrigas a esta grande senhora, de que consegue seguramente resguardar-se na vida real, como no-lo garante o seu olhar lúcido e sereno, janela fiel de um espírito plácido e alheio a tergiversações da alma.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Rui Reininho
Esteta da melancolia pop, este grande senhor, animal dos palcos, tem prometido a várias gerações, com o seu sorriso cândido e dorido, uma califórnia portuguesa onde para sempre viveremos adolescentes.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Francisco Moita Flores
Dono de um percurso de vida apaixonante pontuado por tradição e modernidade, este grande senhor, autor de sábias palavras, tem marcado com a sua erudição imponente mas afável de fino criminologista a opinião pública do país.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Sofia Aparício
Nada se perde, tudo se transforma: tal a lição que nos aproveita a multifacetada carreira desta grande senhora, que do marcante sucesso televisivo dos anos 90 às arrojadas prestações da actualidade tem sabido inovar mantendo sempre uma postura descontraída.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Paulo Branco
Produtor de quimeras e visões, este grande senhor tem tornado possíveis momentos de pura magia em que suspendemos a crença num país chamado Sonho, a que se acede pela janela prodigiosa da sétima arte.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
António Guterres
Os portugueses celebram com ufania o refulgente sucesso internacional deste barão asinalado, grande senhor que propaga nos olhares dos seus concidadãos júbilo, optimismo e firme esperança no futuro.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Judite Sousa
Tendo sempre recusado enveredar pelos caminhos do facilistimo, esta grande senhora erigiu um percurso de respeito e ganjeia hoje de uma justa reputação: ponderada mas assertiva, credível mas jovial, continua a dar cartas e é um símbolo maior de uma forma de estar bem portuguesa.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
José Luís Borga
Com versos simples e apelativos, este grande senhor soube transformar o recolhimento espiritual em melodias alegres e inspiradoras, forjando um sacerdócio musical capaz de fazer com que a fé se exprima com a graça e a liberdade de uma semicolcheia.
Etiquetas:
Aventura,
Espiritualidade,
Música
António Vitorino d'Almeida
Génio puro, explosivo e multifacetado, paladino da verve que ornamenta a comunicação prazenteira e eloquente, este grande senhor, feito bravo escudeiro da música que muitas vezes jaz na sombras das outras músicas, tem a cátedra dos ensinamentos que, ao longo dos anos, vêm educando os ouvidos dos portugueses.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Maria Velho da Costa
E abriu-se uma janela larga à rua e às coisas e às gentes, e por ela esguardou, e no(s) seu(s) livro(s) escreveu do sangue e de vida e do medo que não tinha; e dela se disse então: escritora; e se disse ainda: mulher; e é agora o tempo de dizer: grande senhora.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Francisco Fanhais
Este grande senhor conciliou a dedicação ao sacerdócio com a luta por justas causas, despertando através de músicas arrebatadoras a consciência cívica dos portugueses, povo perpendicular ao tempo.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Ana Bola
Num mundo que é de homens, como todos o sabemos, esta grande senhora faz-nos mercê de espírito e talento no feminino, espicaçando os pachorrentos portugueses com um humor sui generis e dispensando o recurso a pilhérias fáceis.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Jaime Gama
Símbolo maior da democracia portuguesa, este grande senhor, com um profundo zelo pelo respeito das regras institucionais que o leva por vezes a firmar a voz, não subjuga nunca o seu parecer a outros ditames que o da sua consciência.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Luís Pereira de Sousa
Da memória dos anos de ouro da televisão portuguesa emerge o vulto distinto e completo deste grande senhor, singular condutor de programas inolvidáveis, dono de um vasto currículo e autor de deixas que ficaram na História, dotado ainda de um afiado sentido de humor.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Isabel de Herédia
Soberana da temperança e da caridade, esta distinta grande senhora transporta sobre os seus ombros, com honra e seriedade, a nobre herança de uma imemorial identidade nacional, ocupando o trono do carinho e admiração no reino do coração dos portugueses.
Elisa Lisboa
Maduro, sereno e inteiro: assim nos é servido o talento desta grande senhora dos palcos nacionais que nos enche a alma com a sua figura circunspecta e as suas actuações recheadas de intensidade, pontuadas por uma autenticidade fora do comum.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Alexandra Lencastre
A vida tem dado agruras q.b. mas também momentos de ternura a esta grande senhora, que da idade da inocência aos anos do maduro fruto se tem vindo a impor como a maior diva dos tempos modernos da televisão portuguesa.
sábado, 16 de outubro de 2010
Júlio Pomar
Mestre do inefável, jovial reiventor da luz e do traço, este grande senhor, pintor de sonhos e de vidas, (re)criou mundos que outros preferiram calar e abriu portas a cada lata de tinta inaugurada.
Maria José Ritta
Ao aceder ao cargo de primeira-dama, o seu porte e altivez intimidaram talvez os que cedem facilmente às aparências, mas a probidade e o altruísmo desta grande senhora, associados ao sorriso e à lisura que a iluminam, rapidamente lhe conferiram um estatuto de excelência e o carinho dos portugueses.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Vítor Baía
Orgulho do povo que ama, do povo que luta, do povo que sofre, este grande senhor ilustra bem o génio da selecção e deixa às gerações futuras um legado pessoal e intransmissível.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Tonicha
Outrora aclamada "rainha do ié-ié", esta grande senhora emprestou o seu rasgado talento aos mais diversificados estilos e mantém-se hoje como uma das altas referências musicais de um país que aprendeu a trautear os seus sucessos.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Manuel Alegre
Vate fulminoso de claro canto camoniano, este grande senhor concilia uma voz política altissonante com uma produção poética de alto impacto, que das margens do Mondego constitui espelho e escape de um país dorido de mágoas e eivado de esperanças.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Bárbara Guimarães
Dócil mas firme busto da República - cuja bandeira enaltece, ao envergá-la - esta poderosa e intrépida grande senhora, que transporta no nome a origem refulgente da Nação, é em si mesma simultâneo símbolo de constância e renovação, qual Portugal.
domingo, 3 de outubro de 2010
Júlio Isidro
Quanto não deve Portugal a este grande senhor recto e honesto e quão desengraçados se tornaram os domingos à tarde sem o sorriso afável e a palavra fácil do comunicador experiente e elegante que sempre foi e será.
sábado, 2 de outubro de 2010
Adelaide Ferreira
Estruge mas enleva a voz desta grande senhora, em si mesma uma doce balada, melopeia que faz delirem-se os pequenos nadas e nos fornece a melíflua morfina com que alamos os nossos espíritos.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Alice Vieira
Há anos vem enchendo os nossos putos de palavras e de sonhos, esta criadora de histórias; a linguagem deles, sabe-a toda; mas ao mundo dos crescidos também não é alheia: desta massa se fabrica uma grande senhora.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Luís de Matos
Qual negro corvo sobrevoando os limites da imaginação, este talentoso grande senhor esculpiu com as suas mãos as fundações do espectáculo da ilusão em Portugal, tecendo perante os nossos olhos uma fina teia de ousadia e perplexidades que os sentidos apelidam de magia.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Florbela Queiroz
Cruel e ingrato é o show-biz lusitano que se dá ao luxo de, durante anos a fio, esquecer esta grande senhora, outrora apelidada de Brigitte Bardot portuguesa, diva dos palcos, que hoje nos emociona com a alegria do seu aguardado e corajoso regresso.
Etiquetas:
Divas,
Revista,
Teatro,
Teledramaturgia
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Herberto Hélder
És tu, ó poeta, quem seguimos por entre a bruma e o bolor; é ao fulgor da tua palavra que aspiramos e é no sal da tua poíesis que decantamos nosso livro; assim nos não refuses, nos não escapes, pois és sim esse profeta, esse grande senhor a quem pedimos salvação.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Hélder Reis
Homem sensível e multifacetado, artista de muitos e nobres talentos, em boa hora este grande senhor deixou para trás uma vida de liturgia e meditação para nos brindar com momentos televisivos que oferecem raras epifanias do que de genuíno e alegre se esconde na alma lusitana.
Etiquetas:
Aventura,
Gastronomia,
Geração Talento,
Literatura,
Música,
Televisão
Manuela Maria
É com reverente vénia que acolhemos esta grande senhora, matriarca da teledramaturgia em Portugal e duquesa dos palcos, que engrandece a profissão a que se tem votado.
Filipe La Féria
O teatro de qualidade no nosso país tem neste grande senhor um paladino que por ele se bate, espraiando em produções sumptuosas a alma portuguesa, essa "linda senhora" que nos enche o coração.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Fernando Assis Pacheco
A têmpera de bon-vivant e o olhar largo sobre o mundo timbram a palavra e a memória deste grande senhor, jornalista empenhado, poeta de chama, esfuziante pícaro das letras lusas.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Carlos Paião
Foi através da alegria e da vitalidade das suas melodias que nos encheu o espírito, este grande senhor da jukebox portuguesa; mas que dorida tristeza era esta que espreitava por entre os acordes das suas canções e que ainda hoje nos fala de mágoas por contar?
domingo, 12 de setembro de 2010
Lurdes Norberto
Por trás da pose altiva e do olhar distinto, encontra-se a afabilidade de uma grande senhora que respira o palco mas que se sabe adaptar como peixe na água a outros mares.
sábado, 11 de setembro de 2010
Nuno Gama
Verdadeiro self-made man que vingou na moda nacional, este bem apessoado grande senhor tem sabido manter-se igual a si próprio, num mundo onde a aparência é uma rainha déspota.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Ivone Ferreira
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: mas houve um tempo em que a presença encantadora desta grande senhora enchia o pequeno écrã; hoje, planando noutros voos, é ainda profunda emoção que sentimos ao ouvir a sua voz.
Subscrever:
Mensagens (Atom)